junho 07, 2010

Projecto Chapim


CHAPIM REAL

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Paridae
Nome científico: Parus major
Nome vulgar: Chapim-real




O chapim-real apresenta um comprimento de 10 a 14 cm, é uma das espécies de chapins mais vistosas, sendo facilmente identificado devido ao peito amarelo com uma faixa preta que liga a garganta ao abdómen. O dorso é castanho-esverdeado e a cauda azul-clara, de comprimento médio e chanfrada, com as penas externas brancas. O bico é preto e curto.
O habitat natural da espécie é diversificado, podendo ser encontrado em diversas regiões de Portugal. Encontra-se, predominantemente, em zonas de mata, em que os estratos arbustivo e arbóreo estejam muito desenvolvidos. É também comum em jardins.
Na época da reprodução o chapim-real faz o ninho em cavidades existentes em árvores, revestidas por materiais macios como penas e musgos.
A sua dieta alimentar é maioritariamente composta por insectos, mas também come bagas e sementes.
Estas carateristicas eram predominantes na Freguesia da Ramada em tempos em que os moinhos da nossa região funcionavam e forneciam de farinha às padarias da capital do país.

Neste contexto, os alunos da turma 11.º I, do Curso de Artes Visuais, no âmbito da disciplina de Desenho A, sob a orientação do professor José Assis e com o apoio cientifico da professora Vera Rodrigues, realizaram trabalhos de ilustração tendo por base o texto "Como fazer para pintar um pássaro" de Jacques Prèvert. Estes trabalhos foram expostos no pavilhão administrativo da Escola.






Sem comentários:

Enviar um comentário